sexta-feira, 8 de maio de 2009

3. A influência dos EUA

A influência dos Estados Unidos sobre o México é muito grande, principalmente do ponto de vista econômico, a tal ponto que o governomexicano concordou em paritcipar nos anos 90, do Plano de Iniciativa para as Américas, atrvés do Acordo de Livre Comércio(Nafta), um acordo profundamente injusto e desigual que provocou grandes transformações na economiamexicana nos últimos anos. O objetivo desse plano foi criar uma ampla zona de livre comércio que envolvesse todo o continente americano.
Mas, diferentemente de seus parceiros do Nafta, o México apresenta grandes desigualdades sociais e grandes indicadores de pobreza.
O desenvolvimento do Nafta fez acentuar ainda mais a linha de pobreza como aumentou as desigualdades socias e as diferenças regionais internas.
Com esse acordo, o México esperava enriquecimento de sua economia, que só se deu no início das instalações industriais. Em seguida, o que se observou é que todos os benefícios iam para os Estados Unidos.
Essa situação provocou uma violenta crise nos governos de Salinas de Gotari e de Fox, com a repercussão na política interna mexicana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário