sexta-feira, 8 de maio de 2009

1. México: Introdução

O México é o país mais importante da porção norte da América Latina. Dono de uma posição geográfica privilegiada, possui duas amplas aberturas litorâneas: uma a leste com o oceano Atlântico(contato com o golfo do México), porta aberta para a comunicação com a Europa; outra a oeste com o oceano Pacífico, que facilita o contato com países do Extremo Oriente.

2. Características

O México tem uma população de 107,3 milhões de habitantes(2005), predominantemente urbana(70%).
Possui a segunda maior economia da América Latina e a décima terceira mundial. Suas bases econômicas são o comércio, a indústria, a agricultura e a exploração de minerais.
Para o México, a proximidade geográfica com os Estados Unidos estabeleceu uma densidade de relações econômicas, sociais e políticas sem igual no restante dos países da América Latina.
O país foi uma das primeiras vítimas do imperialismo norte-americano no século XIX.
Mais de 1 milhão de km² do território mexicano.

3. A influência dos EUA

A influência dos Estados Unidos sobre o México é muito grande, principalmente do ponto de vista econômico, a tal ponto que o governomexicano concordou em paritcipar nos anos 90, do Plano de Iniciativa para as Américas, atrvés do Acordo de Livre Comércio(Nafta), um acordo profundamente injusto e desigual que provocou grandes transformações na economiamexicana nos últimos anos. O objetivo desse plano foi criar uma ampla zona de livre comércio que envolvesse todo o continente americano.
Mas, diferentemente de seus parceiros do Nafta, o México apresenta grandes desigualdades sociais e grandes indicadores de pobreza.
O desenvolvimento do Nafta fez acentuar ainda mais a linha de pobreza como aumentou as desigualdades socias e as diferenças regionais internas.
Com esse acordo, o México esperava enriquecimento de sua economia, que só se deu no início das instalações industriais. Em seguida, o que se observou é que todos os benefícios iam para os Estados Unidos.
Essa situação provocou uma violenta crise nos governos de Salinas de Gotari e de Fox, com a repercussão na política interna mexicana.

4. Revolta de Chiapas

Explodiu a revolta de Chiapas, um dos Estados mais pobres do país, onde a população indígena é predominante.
Em 01/01/1994, dia da entrada em vigor do Nafta, a rebelião de Chiapas teve início, como um repúdio ao tratado, pois para eles estava claro que ele decretava a morte da propriedade coletiva e introduzia o fim dos indígenas no México.

5. Cultura


Como é hoje a cultura mexicana? Quem vai ao México sente presente em todos os espaços o valor que atribui a essa sensível e carinhoso povo à cultura, às suas tradições e a sua história. Marco de sua postura social é também a solidariedade em relação a outros povos sobrando hospitalidade.
Em relação à política cultural, desde a revoluão Mexicana a cultura foi oficializada.As grandes pinturas murais presentes em quase todos os edifícios oficiais das diferentes cidades mexicanas revelam a tradição muralista do país.
A história e a cultura mexicana são cheias de episódios marcantes para toda a cultura dos povos além da América Latina, principalmente pelos exmplos de lutas de resistência do povo mexicano.